sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Viagem a Viena # Outros locais interessantes*


Catedral de Santo Estêvão 



Mal chegámos a Viena, depois de deixar as bagagens nos quartos e comer qualquer coisa, fomos visitar a zona circundante ao hotel (mais tarde falo-vos dele), com a lindíssima Catedral de Santo Estevão, a menos de cinco minutos. 
Esta catedral é uma das mais antigas catedrais góticas europeias, está localizada numa das zonas mais centrais e movimentadas de Viena e é um dos monumentos que não falha nos guias turísticos. 
Fica perto do palácio Hofburg, do qual vos falei ontem (aqui) e das principais zonas comerciais do centro da cidade.
Não estranhem a quantidade de vendedores (alguns mascarados), que vos vão abordar à entrada da Catedral, com o propósito de vos vender bilhetes para concertos de música clássica, ópera e afins. Acabei por não ir a nenhum destes eventos, mas se estão interessados, informem-se bem dos preços antes e não vão logo atrás da conversa chata e insistente deles.


Museu de História Militar



Recordando-vos da minha paixão por História desde criança, o motivo da visita a este museu, prendeu-se com o facto de ter descoberto que está aqui em exposição, o carro e as roupas do Arquiduque Francisco Ferdinando, assim como a pistola responsável pela sua morte. Para quem não se lembra, recuem a 1914, foi este assassinato que despoletou o início da Primeira Guerra Mundial e sim, vêem-se claramente o sinal das balas, tanto no carro como na roupa do arquiduque. Fiquei bastante impressionada, por estar perante algo, que mudou tão drasticamente o curso da História Mundial, por isso se forem fãs de História como eu, vão perceber o "entusiasmo". 
Tirando isto, o museu tem uma colecção brutal de tudo o que é artefactos de Guerra, desde uniformes, armas, tanques. A meu ver torna-se bastante cansativo de visitar, sendo que a parte mais interessante, diz respeito ao século XX. 
Como já vos disse, em Viena este tipo de edifícios têm uma tamanho bastante considerável, o que torna a visita muito demorada.

Rathaus


O Rathaus funciona como a "Câmara Municipal", num estilo gótico, que merece a pena ser visto de perto. Não entrámos, penso que estavam a decorrer obras, mas passeámos pela zona em redor e só por si só valeu a pena. Já vos disse que Viena é um museu ao ar livre, certo? Relativamente perto daqui, podem encontrar o Parlamento Austríaco, com uma fachada que faz lembrar a arquitectura típica dos templos gregos.


Museums Quartier





Esta é sem dúvida a zona cultural mais jovem e moderna da cidade. Funciona como um complexo de museus, com inúmeros eventos ao longo do ano e exposições temporárias. Aqui encontram igualmente vários restaurantes, cafés e na zona central inúmeros sofás/bancos de design modern, que no dia em que lá estivemos, estavam cheios de pessoal a relaxar e a apanhar banhos de sol. 
Aqui têm, entre outros, o Museu Leopoldo e o Museu de Arte Moderna (Mumok). Como deixámos esta zona para os últimos dias e o cansaço já se fazia sentir, limitámo-nos a dar uma voltinha e a almoçar por lá. 


Museu de História Natural:


Vou ser muito sincera com vocês, no final de tarde que visitei o museu (no mesmo dia que estive pelo Museums Quartier, que é mesmo na parte de trás do mesmo), estava completamente de rastos. Tínhamos andado bastante e o cansaço era muito, assim como as dores nos pés, portanto a minha opinião pode não corresponder à realidade. A colecção do museu é a maior que alguma vez tinha visto e as salas são tão imponentes, que valem quase por si só. Se apreciam geologia, biologia e zoologia, espreitem este local, mas reservem-no para uma altura, em que estejam com os níveis de energia em alta, que de outra maneira é impossível. Posso confessar que os banquinhos espalhados pelas salas, foram os meus grandes amigos?



Só um pormenor amoroso de um semáforo do centro de Viena.
Não sei se conseguem ver o coração no meio dos dois peões, mas ele está lá. =)

À parte dos palácios de que vos falei ontem (aqui), deixo-vos algumas ideias de locais que costumam atrair os turistas. Como disse antes, foquem-se primeiro nos palácios e planeiem o tempo restante a partir daí, porque são sem dúvida os monumentos, que mais valem a pena. Depois disso e conforme os vossos gostos pessoais, escolham o que preferem ver. Eu por exemplo, gostava de ter estado na Galeria Albertina, mas a oferta de museus é tão alargada, que se torna impossível visitar tudo. Um dos locais favoritos dos turistas, é o Prater, um parque de diversões datado de 1766, com uma roda gigante que aparece frequentemente quando se fala de Viena, mas no nosso caso, acabámos por pô-lo de parte, por não nos ter suscitado muito interesse. Isto só para vos dar uma pequena noção, da variedade de escolha existente.

Conselho:
Façam um tour nos autocarros Hop on Hop off no primeiro dia, para ficarem com uma noção geral da cidade, das distâncias e dos sítios onde querem voltar. Nós escolhemos este e foi-nos muito útil. 

Espero que tenham gostado de conhecer mais um pouco da minha viagem, não percam as cenas dos próximos episódios. =)
Bom fim de semana.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos