quinta-feira, 5 de março de 2015

Ginásio e alimentação (actualizações) *

Passados alguns meses de ginásio e com os últimos dois meses a treinar mais frequentemente, os resultados já são visíveis e estou bastante contente com isso. 

As dores de costas decorrentes de má postura e de muito tempo sentada diminuíram, tanto a nível de ombros, como a nível lombar. Canso-me menos em actividades diárias, que implicam um maior esforço momentâneo. Sinto-me menos inchada, embora a retenção de líquidos continue em força por estes lados, principalmente na zona das coxas e pernas, (em breve vou ter de arranjar uma solução que minimize este problema). As gorduras terríveis na cintura, os nossos adorados pneus, diminuíram e a barriga está mais firme e com menos gordura, aqui notei mesmo diferenças, já que embora não tivesse muita, tinha um excessozinho que me irritava e que não sumia nem por nada. As pernas e coxas, assim como a zona dos glúteos, estão mais tonificadas, o que também era algo que precisava. Tenho optado por muitas aulas de exercício localizado para estas zonas, assim como zumba, a nível de exercício cardiovascular. Acho que a única zona que ainda precisa de muito treino são os braços, mas de algo progressivo, aulas de musculação estilo bodybuilding ainda me parecem demasiado terroríficas, baby steps.


Para obter resultados, há outra parte que tem de ser educada, a alimentação. Aos poucos fui introduzindo algumas modificações e os lanches a meio da tarde e da manhã, passaram a incluir fruta, aquelas bolachas maravilhosas de arroz/milho, entre outros, mantendo-me longe de bolos, bolachas de chocolate e diminuindo o consumo de pão (que eu adoro). 
Os almoços passaram a ter menos refeições daquelas bem calóricas, embora não prescinda ocasionalmente de algumas. Os leites com chocolate e o Chocapic, foram deixados de lado, assim como os iogurtes liquídos que bebia antes, que reparei estarem carregados de açúcar. Passei para iogurtes magros, com um sabor óptimo e bem mais equilibrados nutricionalmente. Nunca fui muito fã de refrigerantes, por isso não é muito difícil para mim consumir água frequentemente, embora precise de beber mais. Não pensem com isto que estou obcecada com a alimentação, nada disso. Não perco por nada almoços/jantares com família/amigos daqueles que duram e duram, nem me fico a sentir mal por comer isto ou aquilo. Já sabem que preservo muito a moderação em todos os aspectos da minha vida. Não vou deixar de comer algo que me apetece mesmo só porque tem  mais 20/50/80 kcal do devia, nem vou excluir o croissant de Nutella que tanto gosto. O segredo está em evitar exageros e conseguir equilibrar as nossas necessidades, com as nossas preferências, como já vos tinha falado num post anterior. São estes pequenos passos que fazem toda a diferença, não tentem mudar tudo de um dia para o outro, façam-no gradualmente e não se esqueçam, é uma questão de motivação.

Acho que estou num bom caminho, aos poucos tudo se consegue.*
E sinto-me sem dúvida melhor e mais saudável.








(Atenção: Como sabem o meu objectivo não é perder peso. Aconselho para quem quer realmente fazer uma dieta, com o objectivo de perder peso de forma considerável, o acompanhamento da mesma, por um nutricionista).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos