sexta-feira, 13 de março de 2015

Desabafo # Farmacêuticos? (Serviço público e um bocadinho de humor)

Ora então vamos lá esclarecer algumas coisas. Lá porque alguém trabalha numa farmácia/parafarmácia/espaço de saúde, não faz dessa pessoa um farmacêutico. Farmacêuticos são os profissionais de saúde que completaram a Licenciatura/Mestrado Integrado de 5 anos em Ciências Farmacêuticas. Depois existem os Técnicos de Farmácia que possuem uma licenciatura em Farmácia, existindo igualmente funcionários que possuem cursos de auxiliares técnicos e outros que não têm formação nenhuma (grave mas enfim, discussão para outro dia). Podem encontrar qualquer um destes profissionais num farmácia.

Cada profissional tem de estar identificado com um destes "títulos", quando atende ao público, por isso não há nada mais fácil. Sei que se trata muitas vezes de desconhecimento, mas o que me deixa um bocadinho desconcertada, são aqueles que se auto-intitulam erradamente com um título que não tem. Porque é que vou dizer que sou economista, se não o sou?

Peço imensa desculpa mas há situações que precisam de ser corrigidas. Eu não passo a médica porque trabalho num hospital, nem advogada porque estou num escritório de advogados e chef de cozinha porque trabalho num café.

Desculpem a ironia, mas irrita-me o facto de profissões distintas serem nomeadas da mesma maneira. Não quero que me chamem médica, nem engenheira, nem arquitecta, porque simplesmente não o sou. Quero ser apenas farmacêutica, que é na REALIDADE a minha profissão. 

E não é uma questão de presunção, nem de vaidade, nem nada que se pareça. Chama-se tratar as coisas pelos nomes. Só isso.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos