segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Vitamina C. em Dermocosmética * Benefícios e produtos que vale a pena testar.

Num mundo onde as novidades surgem a cada segundo no que toca à área da dermocosmética, passa-se exactamente o mesmo. Activos que prometem milagres são lançados às dezenas e as formulações mirabolantes e  publicidade massiva a que somos sujeitos diariamente, não nos deixam ficar indiferentes. Apesar de existirem compostos que ainda não provaram ser completamente eficazes por falta de estudos, existem outros que já demonstraram os seus inúmeros benefícios.

Hoje resolvi falar-vos de um composto já nosso conhecido há bastante tempo, mas que ultimamente tem aparecido cada vez mais em formulações de diversas marcas, a Vitamina C.




Desde crianças que ouvimos falar nos inúmeros usos da vitamina C., na prevenção de gripes e constipações, no entanto a nível dermatológico os seus benefícios são igualmente notáveis. Trata-se de um poderoso anti-oxidante, sendo capaz de prevenir e minimizar os danos provocados pelos radicais livres, provenientes das agressões diárias que a nossa pele sofre e mesmo decorrente do normal metabolismo das células do nosso corpo. Para além disso, é essencial à produção de colagénio, estimulando este processo. Por fim, tem um excelente poder iluminador, sendo também utilizado em produtos despigmentantes. Uma excelente opção para diminuir os efeitos da fadiga, para tornar a pele mais luminosa, e para lutar contra o foto-envelhecimento da pele.

Tal como acontece com outros produtos de dermocosmética, é essencial quando procuramos um produto à base de Vitamina C, que estudemos o assunto em profundidade, isto porque a vitamina C é bastante instável e oxida facilmente na presença de ar, o que leva a dificuldades na hora da sua formulação e manipulação, além de que para o seu uso seja eficaz são recomendadas concentrações acima de 5% no mínimo (Muitas vezes os nomes que encontram na listagem de componentes tratam-se de derivados da vitamina C. estabilizados). Esta concentração varia e são normalmente os séruns e os tratamentos intensivos, os que possuem a maior percentagem do composto. Atenção a produtos muito concentrados que podem ser potencialmente "agressivos" numa pele demasiado sensível.

Existem inúmeros produtos ricos em vitamina C, desde séruns, cremes de olhos, cremes/fluidos, patches e ampolas. Neste momento a minha experiência pessoal (ainda curta), é relativa ao sérum da gama Polyphenol C15 da Caudalie, que para além de vitamina C. estabilizada (15%), contém igualmente ácido hialurónico e polifenóis com forte poder antioxidante. Sendo bastante agradável de aplicar, dado a sua textura leve, é facilmente absorvido. Ajuda a prevenir e a diminuir os traços decorrentes do envelhecimento natural da pele e a iluminar o rosto. 

Não se esqueçam de utilizar protector solar de manhã, depois de aplicarem o vosso sérum de vitamina C. 


Da mesma gama podem encontrar também creme de olhos, fluido de dia e óleo de noite Detox. 


Outra das marcas em que encontram formulações bastante interessantes é a Sesderma, que inclui na sua gama creme/fluido, creme de olhos, sérum, patches de contorno de olhos, sérum intensivo, ampolas, cápsulas, máscara e maquilhagem, sendo que os activos em determinados produtos, estão encapsulados em lipossomas, o que permite maior nível de penetração na pele, maior estabilidade e consequentemente melhores resultados com menos efeitos adversos.
Desta gama apenas experimentei uma amostra do fluido e achei bastante agradável, não consegui notar efeitos significativos, devido ao curto período de tempo durante o qual o usei, mas pode ser um produto a ter em conta para investir no futuro, para além do creme de olhos da mesma linha.






Encontram também alguns produtos com vitamina C. em marcas como a Lierac, Skinceuticals, La Roche Posay,com formulaçõs igualmente interessantes e em alguns casos com "cocktails" antioxidantes muito completos.

Espero que tenham gostado deste tipo de post, que espero vir a tornar mais frequente por estes lados.
Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar.
Um resto de bom feriado.*





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos