sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Review * Boyhood


Às vezes é preciso fazer o impensável, algo que ninguém acredita que vai funcionar para marcamos realmente a diferença. Num mundo em que os blockbusters de Hollywood são os mais aclamados e os efeitos especiais e histórias mirabolantes são as que "arrastam" milhões para o cinema, há outros que marcam a diferença apesar da sua simplicidade. 

Boyhood não deixa de ser a história de um rapaz comum, desde a sua infância à idade adulta, com os seus problemas, vitórias, medos e alegrias, mas é muito mais que isso, é o resultado de alguém que ousou e ganhou num mundo onde é difícil chamar a atenção pela positiva. 
Através de um projecto arriscado, Richard Linklater resolveu contar-nos a história de Mason (Ellar Coltrane) desde os seus 6 anos de idade até completar 18 anos com a entrada na universidade. A particularidade é que todas as personagens intervenientes foram as mesmas e o filme demorou realmente 12 anos a ser rodado (2002-2014), sendo que podemos assistir ao crescimento real do protagonista e ao envelhecimento natural de todos os seus familiares/amigos. Todos os anos, a equipa de produção juntava-se por um período de tempo definido e dava continuação ao filme. O que mais me surpreendeu foram as transições entre cenas, a meu ver bastante subtis e extremamente bem enquadradas, o que marcou pontos por este filme, que espero que esteja presente nas nomeações aos mais conceituados prémios de cinema do ano, nomeadamente na categoria de realização. Embora acredite que não tenha completa aceitação do público, é sem dúvida uma obra de arte que merece ser vista. 

Enternecedor, tocante, simples. Um filme que não nos deixa indiferentes e a prova de que a simplicidade ao contar uma história, pode ser a melhor opção para criar um grande filme. Sem rodeios, sem complicações nem efeitos especiais, apenas... a vida.

A não perder.*




 Aqui fica o trailer:
Fico à espera das vossas opiniões.

1 comentário:

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos