terça-feira, 10 de junho de 2014

Mad Men* A série do momento





 Anos 60, Manhattan. Uma das mais reconhecidas agências de publicidade, numa altura em que a mesma dava os seus primeiros passos e era ainda um negócio considerado por muitos como pouco "digno", em que os anúncios de televisão começaram a aparecer e a criatividade surgia através de obras de arte vindas das mãos de autênticos publicitários/artistas, numa altura em que se começou a perceber o "poder" que a publicidade tinha em lançar produtos e afirmá-los como os melhores do mercado ou acabar com os mesmos num espaço de segundos. Num mundo liderado por homens, no qual as mulheres publicitárias eram praticamente inexistentes , apesar das secretárias elegantes e com ar arranjado, envergando as roupas justas e clássicas da época povoarem os escritórios. É nesta série que os actores encarnam as personagens de maneira exemplar, sendo que por momentos acreditamos que viajámos no tempo e Portugal de 2014 passou repentinamente a Nova Iorque de 1960 até que os cerca de quarenta minutos de série chegam ao fim.

Mad Men conta então a história da Sterling Cooper (mais tarde mudaria o seu nome), mais precisamente de Don Draper, o grande cérebro criativo e peça-chave por trás desse nome e a sua vida enquanto homem de família (pouco) e líder incontestável pelos outros trabalhadores da empresa, num ambiente maioritariamente de alta sociedade. Numa época em que o fumo do tabaco tinha presença obrigatória em todos os momentos sociais de uma sociedade no qual era sinónimo de status social, numa era em que as preocupações ambientais e a nível de saúde eram praticamente inexistentes, somos levados de maneira exemplar a viver estes anos 60, no qual tudo é recriado ao mais ínfimo pormenor, mesmo pela imagem, música, vestuário e maneiras de viver e pensar e de uma maneira que adoramos. Sem dúvida uma das melhores séries da actualidade que começou a ser transmitida em 2007 e conta já com sete temporadas. Uma série para os amantes de histórias de décadas passadas, num pós-guerra em que o mundo se reinventou a passos largos. 

Para as amantes de moda e adeptas de um estilo elegante em que peças desleixadas não entram, sem dúvida que os smokings cuidados, os vestidos cintados e as saias rodadas, juntamente com maquilhagem irrepreensível são um regalo para os olhos. Não digo para copiarem, mas inspirem-se.


Uma série para ver, do início ao fim, os Emmy's e os Golden Globe Awards que a série ganhou confirmam isso. São de notar principalmente John Hamm, January Jones, Elisabeth Moss, Christina Hendricks e Vincent Kartheiser.


Uma das séries que me ocupam os meus momentos de lazer. Aconselho. Uma das melhores que vi até hoje.*



1 comentário:

  1. Confesso que nunca senti curiosidade em ver essa série... Mas tal como tu já vi muita gente a falar bem da série...

    Bjxxx

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos