quarta-feira, 23 de abril de 2014

E sobre os livros de Margarida Rebelo Pinto...*


Nunca percebi o porquê do ódio geral em relação aos livros da Margarida Rebelo Pinto, sempre foi algo que me ultrapassou e agora com o lançamento do filme baseado no seu livro "Sei lá" que tanta polémica causou, parece que o ódio geral se reacendeu. Porquê?


Gosto de ler os livros desta escritora, já li vários até. Tratam-se de livros "leves", fáceis de ler e muito bem escritos, um tipo de literatura"light". Já li livros de crónicas da escritora e outros em estilo de diário, já li alguns que adorei e outros que gostei menos, mas pelo menos li e posso falar com consciência das obras. Já muitas vezes quando referi que gostava destas obras, fui surpreendida com comentários extremamente depreciativos e agressivos tanto sobre a escritora mas principalmente sobre os livros e nunca percebi o porquê de tanta implicância. Não vamos compará-la com um Saramago ou com um Gabriel Garcia Márquez, porque até não há comparação possível dentro de estilos completamente opostos, mas dentro do seu estilo "light", acho que cumpre muito bem o seu papel. 
Quantas vezes já não vos apeteceu ler uma história simples, para desanuviar? Todos nós temos direito de gostar ou não, de criticar ou não, mas sempre quando temos conhecimento de causa. Choca-me quando vejo o senso comum a superar o bom senso e pessoas a falarem do que não sabem, faz-me confusão ser rotulada apenas por uma escolha tão banal como um dos livros que decido ler, até porque as minhas escolhas são bastante variadas e passam por grandes obras clássicas da literatura, assim como passam por livros que fazem parte do top de vendas ou livros dos quais nunca ninguém ouviu falar. 

Em relação ao filme que saiu confesso que ainda não vi, mas gostava, para ver realmente o que se passa. Chovem críticas às actrizes, ao filme em si e mais uma vez à história (também já ouvi algumas opiniões favoráveis) e mais uma vez à Margarida. Percebo que talvez tenha a ver com algumas declarações que têm feito menos "felizes" mas lá está, não influencia a sua qualidade como escritora e o seu sucesso não é propriamente recente, para além de que pediu desculpas posteriormente por algumas dessas declarações.

Em relação aos comentários do que é ou não cultura, consideram o filme "Twilight" e "50 sombras de Grey" obras literárias de qualidade? Cultura? Quem leu estes livros ou quem lê revistas de moda é fútil? Serei fútil apenas por escolher ler alguns livros da Margarida Rebelo Pinto? Será isto assim tão linear? Não me parece...
Por isso continuo a dizer "Gosto bastante dos livros desta escritora e irei continuar a ler com muito gosto."


Há por aí fãs dos livros?*
Qual foi o vosso favorito?
Aqui fica o meu. Tem frases lindíssimas e uma história que nos deixa a pensar. Recomendo.



3 comentários:

  1. Eu já li vários livros dela e portanto posso dar a minha opinião... Não posso dizer que é a minha escritora favorita, porque não é... Há coisas até que não aprecio na sua escrita (muitas asneiras e normalmente as personagens principais são sempre umas "snobes" de Cascais lol), mas se pretendemos ler algo "light", os seus livros podem ser uma boa opção.

    Curiosamente esse também foi o meu livro favorito da autora ;)

    http://agirlsdream-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu também não percebo a aversão mas confesso que não sou grande fã, só li um e até gostei mas parece-me que é sempre o mesmo género e eu adoooro ler e gosto de leitura mais "pesada" mesmo :))
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Também o Diário da Tua Ausência e gostei! :D

    Primeiro giveaway no blog, convido-te a participar!
    Ritissima Blog GIVEAWAY

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos