segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cabelos tendencialmente oleosos* Rotina de tratamento/higiene

Foto: Rita*

Quem tem cabelo tendencialmente oleoso, reconhece facilmente os sinais: excesso de brilho, falta de volume e com aquela sensação desagradável de sentir o cabelo "colado à cabeça", o que se torna muito inestético e incomodativo. Isto acontece devido à hipersecreção de sebo por parte das glândulas sebáceas e pode ser agravado por alguns factores, sendo que pode estar mais presente em certas alturas do ano do que noutras, nomeadamente em épocas de maior stress ou desarranjos hormonais.  


Um dos factores mais importantes ao qual se tem de ter bastante atenção prende-se com o facto deste estado poder ser decorrente de uma seborreia reaccional, ou seja são utilizados champôs demasiado detergentes que levam a que a lavagem seja demasiado agressiva, na altura sentimos o couro cabeludo "seco", mas passado pouco tempo depois da lavagem, ele irá produzir sebo em maior quantidade, portanto atenção aos champôs de supermercado, que na sua maioria não têm bases lavantes suaves e levam a este fenómeno. Na altura de comprarem, prefiram um específico para o problema em causa, com poder adstringente e antisséptico.
No que toca a cabelo, este é um dos meus problemas e como tenho franja, nessa zona o problema agrava-se bastante e precisa de cuidados especiais. Neste momento a minha escolha recai sobre a Phyto, uma marca de referência vendida em farmácias e parafarmácias que prima pela qualidade e por ter produtos à base de plantas que respeitam o couro cabeludo sem se tornarem demasiado agressivos. Resolvi experimentar o Phytocedrat (seborregulador) alternado com o Phytopanama (suave equilibrante).

Phytocedrat: (fonte: Phyto)
*Óleo essencial de cidra e extracto de gerânio: anti-sépticos e reguladores da secreção sebácea;
*Tormentilha, consolda, urtiga, alecrim, salva, salgueiro e bardana: adstringentes;
*Hidrolisado de proteínas de seda e extracto de conífera: evita o depósito de sebo na fibra capilar.

Deve ser usado apenas 2 vezes por semana, e depois da aplicação deve-se esperar 2 minutos antes de enxaguar. Não faz muita espuma, devido a ter pouca quantidade de agentes detergentes na sua composição e tem uma textura diferente, não tendo a aparência cremosa da maioria dos champôs.

Phytopanama: (fonte Phyto)
* Madeira do Panamá: lava com suavidade;
* Óleo essencial de bagas de zimbro: purificante;
* Progénium;
* Derivado de óleo de rícino: suavizante.

Pode ser usado todos os dias em casos menos graves ou alternado com o Phytocedrat para um tratamento mais completo e equilibrado e em casos que necessitem de maior "atenção". Tem uma textura semelhante ao Phytocedrat.

Igualmente devem ter em atenção os seguintes aspectos:
* Lavar o cabelo sempre que for necessário, sem excessos. O mito de que lavar o cabelo, aumenta a oleosidade só tem alguma verdade caso sejam usados champôs desengordurantes em excesso (seborreia reaccional).
* Não usar água demasiado quente nem abusar do secador. Utilizar temperaturas moderadas.
* Utilizar movimentos suaves aquando da lavagem sem fazer demasiada força e não esfregar  o couro cabeludo com a toalha.
* Evitar que o cabelo esteja em contacto com a pele (atenção meninas com franja).

Em relação a resultados, sinto o cabelo mais solto e menos pesado, sendo que as raízes demoram mais tempo até ficarem com excesso de oleosidade. Ainda estou no início do tratamento mas por agora estou contente com os resultados.
Se têm este problema invistam num cuidado especializado e fujam dos châmpos de supermercado (os que conheço não são aconselháveis mesmo quando dizem ser para cabelos oleosos, digo isto por experiência própria).

Alguma dúvida é só perguntar.
Há por aí meninas com o mesmo problema?*













2 comentários:

  1. não conhecia, mas felizmente o meu cabelo já não anda tão oleoso!

    E as embalagem são tão giras!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente dica, acho que vou explorar. Como tenho franja, também tenho o problema mais intensificado nessa área :S

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos