sábado, 10 de agosto de 2013

Passeio cultural - Visita à Fundação Saramago










Direitos de autor de todas as fotos apresentadas: Rita

E que há de melhor do que começar um belo Sábado com uma visita cultural já há muito esperada? Pois bem, visitei a Fundação Saramago em Julho e mesmo com as expectativas bastante altas, a visita superou-as.
Para as fãs deste escritor e mesmo para as apreciadoras de literatura no geral, este é sem dúvida um sítio que merece a visita. Situado na famosa Casa dos Bicos, situada perto do Terreiro do Paço e que foi construída no século XVI, é sem dúvida uma obra arquitectónica de grande interesse. A sua fachada mantêm-se fiel à História, mas o seu interior denota uma arquitectura mais contemporânea como podem ver pelas fotos. No interior, podemos ver centenas de obras de José Saramago, estando contempladas nesta colecção edições em diversas línguas. Ao longo das salas podemos aprender um pouco mais sobre a biografia do escritor, desde a sua infância até à entrega do Prémio Nobel em 1998, sendo que o momento do discurso de aceitação e a cerimónia de entrega do Prémio também podem ser vistos, para além de pertences do escritor, nos quais se inclui a medalha do Prémio Nobel. Para uma fã assumida da obra de Saramago como eu, o que mais me fascinou, foram sem dúvidas as paredes carregadas das suas obras e a apresentação das mesmas. Escusado será dizer que saí de lá a dizer "Quero ler todas" (e olhem que já li várias). Além da exposição, existe também uma livraria onde os livros existem em diversos idiomas e um pequeno anfiteatro/biblioteca. Num local onde nenhum pormenor é deixado ao acaso, as escadas são outro dos espaços que merecem a nossa atenção pelas citações nelas apresentadas.

Um local que honra a vida e obra dum dos maiores escritores portugueses. Para relembrar uma obra que nunca poderia ser esquecida.

Para quem nunca leu Saramago, arrisque, vai certamente valer a pena.
E depois conte-me tudo.

E vocês, já conhecem o espaço? Há por aí apreciadoras da obra de Saramago?

2 comentários:

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos